Páginas

segunda-feira, 10 de junho de 2013

GÊNEROS TEXTUAIS: PUBLICITÁRIO



- O termo publicidade é usado para a venda de produtos ou serviços e propaganda tanto para a propagação de idéias como no sentido de publicidade.

- função da linguagem conativa/ apelativa

- abusa do modo imperativo: ordem, pedido, recomendação, convite.



- linguagem não verbal: imagens, sons, vídeos, gestos.

- Propaganda boca-a-boca

- Surgimento dos ANÚNCIOS EM JORNAIS em 1808
         Jornal Gazeta do Rio de Janeiro





- Anúncios:
         Venda de imóveis e carruagens




         Venda, compra e desaparecimento de escravos







- Inicio de 1900: aparecimento das REVISTAS com poucas cores





- 1913: surgimento das agências de publicidade em São Paulo (ECLÉTICA)


- 1930: chaga da agência Norte-Americana. Surgimento das propagandas no RÁDIO, mais atraente pois continham sons, vozes e até músicas.



         Surgindo então dos jingles




- Grandes empresas que existem até hoje já anunciavam suas propagandas nesta época.
         Guaraná Antarctica




         Nestlé




Coca-cola





- 1950: surgimento da TV Tupi, publicidade feita ao vivo na maioria das vezes por mulheres.






- 1970 a 1980: o Brasil passa por fase de ouro e ganha várias premiações internacionais, mas logo após a publicidade perdeu força.

- Década de 1990: consolidação da INTERNET. Estabilidade financeira e a retomada das propagandas.

- Desde então, o Brasil é considerado a terceira potência mundial em criação publicitaria.




- Panfletos

- Folders

- Cartazes

- Outdoor

- Blogs

- Sites

- Rádios

- Televisão




- Geralmente exprime uma ordem. Quem nunca ouviu: “compre batom”.




- A publicidade: “arte de despertar no público o desejo de compra, levando-o à ação”.

- Estimula, motiva e cria ao indivíduo necessidade de ter ou fazer algo.






- Aliado do consumo e dispersador de ideias.

- Ferramenta de fácil manipulação.

- Trazem propagandas, dependendo a que ele é destinado.

Ex.: Blog de moda-- propagandas de marcas de roupas, sapatos, bolsas, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário